Confira como fiz para acabar de vez com todas as “algas cianos” (cianobactérias) que surgiram aqui do meu aquário marinho.

A Ciano que muitos chamam de alga na verdade é uma bactéria que se reproduz de forma muito eficiente com nitrogênio e fósforo ou com o fosfato e nitrato e pode em poucos dias infestar seu aquário todo como foi no meu caso.

E mesmo que você consiga fazer o controle dos nutrientes, os cianos conseguem se adaptar à escassez desses elementos consumindo nitrogênio dissolvido na agua para se desenvolver.

Só pra ficar bem claro não confunda Ciano com Alga Calcária, a cianobactéria tem um formato meio gelatinoso às vezes até com bolas de ar, já a alga calcária é mais rígida e bem difícil de ser removida mesmo raspando.

Alga Ciano Aquário marinho

Para você ter uma ideia aqui fiz de tudo que era possível para tentar exterminá-las usei agua de qualidade, fiz TPA regularmente aspirando o substrato, reduzi a ração dos peixes, inseri mais bactérias no sistema com aceleradores, coloquei mais fonte de carbono para aumentar a competição das bactérias boas com as cianos e mesmo assim elas surgiram. Isso porque é provável que elas tenham vindo junto com as rochas que estavam no meu antigo aquário onde lá eu tinha focos de ciano.

Tratamento Passo a Passo

Como não foi possível removê-las da forma tradicional optei em testar o uso do antibiótico chamado Azitromicina pela primeira vez e a aplicação é muito simples

Primeiro eu substituí meu perlon antigo por um novo, pois ele já estava bem saturado. É importante também que remova seu carvão ativado durante a aplicação do medicamento e desligue seu filtro UV caso tenha.

Aqui eu usei 1mg por litro, na caixa cada comprimido tem 500mg que serviria para um aquário de 500l, se você tiver por exemplo um aquário de 100 litros divida esse comprimido em 5 como meu aquário aqui tem 800 litros eu usei 1 e meio aproximadamente. Depois basta triturá-lo e dissolvê-lo na água do seu próprio aquário em um copo.

Depois de dissolvido basta jogá-lo no seu sump ou em uma área de bastante circulação de água e aqui pessoal é a parte ruim de usar essa medicação é que seu skimmer vai espumar bastante é importante que não desligue ele, tire apenas o copo ou deixe-o destampado para que a oxigenação da agua permaneça constante. Ele vai ficar assim durante todo o tratamento.

Ao total aqui foram 3 dias para as algas sumirem por completo, no primeiro dia não acontece nada, já no segundo dia foi possível ver alguns pontos sem ciano ou elas descolando do substrato, neste momento você ira perceber uma quantidade maior de bolhas de ar nas cianos.

No terceiro dia o substrato ficou bem mais limpo apenas focos bem menores de alga ciano, e aqui é importante que saiba que como estamos usando um antibiótico para acabar com as ciano bactérias esse medicamento também vai agir matando bactérias boas do seu sistema e por isso é preciso ter muito atenção a qualquer sinal estranho dos seus animais. No meu aquário em particular não aconteceu nada de anormal com os peixes como os corais, mas se perceber algo de errado no seu aquário suspenda o quanto antes o tratamento.

Troca Parcial de Água

Troca Parcial de Água

Neste terceiro dia eu fiz a TPA de 30% do volume do aquário aspirando os vestígios finais da ciano e como eu aspiro sempre meu substrato nas TPA então esse processo já é bem comum por aqui, mas se é a primeira vez que esta fazendo isso eu recomendo que faça apenas superficialmente só para remover o resto de ciano mesmo.

Feito a troca parcial de água agora é só repor por uma água nova preparada com o sal sintético de sua preferência, nesse tempo eu aproveitei e troquei também novamente meu perlon por um novo, você tem que ter em mente neste momento que é preciso remover toda a medicação que está presente na sua agua e nos filtros mecânicos

Na sequência inseri o carvão ativado e aqui eu vou usá-lo da seguinte forma vou deixar o saquinho durante uma semana e depois desses 7 dias vou trocá-lo por um novo carvão assim terei certeza que ele absorverá o máximo do medicamento que estava na água.

Inserindo Novas Bactérias no Sistema

Logo após a troca de agua e inserção do carvão ativado você vai inserir novas bactérias no seu sistema, com algum acelerador de biologia da sua preferência em relação a quantidade você deve seguir a orientação do próprio fabricante.

E é importantíssimo que adicione bactérias novas no seu sistema após o tratamento, pois seu aquário sofreu um grande déficit das mesmas durante o uso do antibiótico.

Depois de tudo ligado novamente é provável que seu skimmer ainda fique espumando e para resolver isso basta colocar um suporte por baixo dele para que fique mais alto, assim ele não vai transbordar, depois nos próximos dias você vai descendo ele.

Aquário Limpo

Feito tudo isso tá pronto seu aquário com o substrato branquinho novamente eu não imaginava o quão eficiente é essa medicação é claro que por se tratar de um antibiótico há sempre riscos envolvidos e eu não dou garantia que tudo correrá bem no seu aquário, mas por aqui deu tudo certo… se você tem receio em aplicar a Azitromicina existe também alguns produtos próprios para aquários que o custo infelizmente é muito maior como por exemplo o Red Slime ou o Red Cyano da RX ou o RedX da Fauna Marin, enfim basta procurar na loja da sua região.

Veja o vídeo completo do tratamento da alga ciano

Compre seu Aquário, Sump ou Móvel
Conheça minha loja: https://www.aquariosnaweb.com.br/

error: Este conteúdo está protegido :)