Confira neste conteúdo como eu fiz a ciclagem do aquário de 800L aqui de casa e como foi realizado a transferência dos animais do aquário antigo para o novo.
E nesta hora você deve estar se perguntando, mas porque você vai desmontar o outro aquário? E eu tenho alguns motivos pra isso. O primeiro motivo é que uma de minhas botas está vazando e precisa ser recolada e para fazer isso só desmontando o aquário todo, aplicando o silicone e esperando no mínimo 24 horas para secar.
O segundo motivo é que tive um surto de aiptasias em quase todas minhas rochas e está quase que impossível de removê-las manualmente, no novo aquário já coloquei um peixe predador desta praga.
E por fim o último motivo é que meus peixes já estão bem grandes e um espaço maior para eles será muito melhor.
Neste novo aquário eu não levei e não vou levar nenhuma rocha do aquário antigo, nem o substrato, eu vou fazer uma ciclagem nova trazendo apenas um pouco das bactérias que já estão nas mídias biológicas e vou utilizar também utilizar os aceleradores de biologia.
E como não perder nenhum animal?
Primeiro assim que enchi o aquário todo, coloquei as rochas e o substrato eu deixei ele rodando por 30 dias, sem luz, sem skimmer e sem nenhum animal vivo.
Ele ficou ligado apenas com a bomba de retorno, duas bombas de circulação e com um termostato.
Ah e só mais um detalhe: durante estes 30 dias, todo o dia eu colocava uma pitada de ração neste aquário para gerar um carga orgânica neste sistema.
Após os primeiros 30 dias eu comecei a fazer o fotoperíodo com 10 horas de iluminação diariamente. É válido lembrar que também deixei um perlon deste o primeiro dia para remover a sujeira mais densa da filtragem mecânica.
Ciclagem do Aquário: Inclusão do Primeiro Peixe
Assim que meus testes de amônia e nitrito ficaram zerados e aqui é super importante que estejam zerados…. eu fiz a inclusão do do novo integrante um File Fish que é um excelente comedor de aiptasias (só uma ressalva aqui que este peixe não é reef safe e ele pode sim eventualmente beliscar alguns corais).
Assim que ele foi aclimatado e depois de ter passado pela quarentena foi inserido no aquário, e ele é um animal bem exótico e diferente dos outros peixes.
Uma semana depois da inclusão do novo habitante também inseri alguns corais e minha donzela azul, os corais estavam bem abertos neste período.
Agora eu comecei a preparar o aquário para os peixes maiores e para isso foi importantíssimo o uso de aceleradores de biologia para dar uma turbinada nas bactérias, uma vez que irei inserir todos os peixes de uma vez só gerando uma alta carga orgânica neste sistema que ainda é muito novo e não queremos picos de amônia ou nitrito na água.
Neste aquário eu usei estes aceleradores da marca Power Fert que possuem um ótimo custo benefício e funcionam muito bem, pelo menos aqui e não tive do que reclamar.
Eu comecei usando o BioStart (lembre de agitar sempre muito bem antes de utilizar) e na dosagem eu sugiro que você siga a recomendação do fabricante, aqui como meu aquário é grande e já estava iniciando a ciclagem eu comecei dosando 45ml deste start.
E duas horas depois no mesmo dia eu dosei 120ml do Bio Bacter, esse aqui tem um cheiro bem forte, mas é assim mesmo esse cheiro é característico em todos os aceleradores.
Uma semana depois da aplicação das bactérias com peixes e corais e com o aquário rodando começou o processo das algas marrons e elas são completamente normais tudo faz parte do Ciclo do Nitrogênio, não se assuste com isso. Neste momento eu fiz a primeira TPA de 30% do volume total do aquário.
A primeira troca parcial de água (TPA)
Antes da TPA com uma escova de dente eu dei uma limpada no excesso de algas das rochas, não precisa nem esfregar muito só de uma passada de leve que as algas já ficam em suspensão…. lembre neste momento de deixar todo seu sistema ligado como bomba de retorno e bombas de circulação.
Você pode usar também um pincel ele desde que seja novo e nunca utilizado com tinta ele é até mais eficiente do que a escova. Eu uso também em conjunto uma pipeta para soprar os detritos e restos de comidas das rochas.
Assim que limpo as rochas vamos agora aspirar o substrato e pode aspirar sem medo, mesmo que você venha ter um déficit de bactérias neste momento não tem problemas é só repor depois do TPA com os aceleradores, o mais importante mesmo é reduzir a quantidade de algas, pois mesmo colocando um batalhão de paguros eles não serão suficientes para dar conta de muita alga.
Assim que feito o TPA e trocado 30% da água por uma água nova fica tudo limpinho novamente. Agora já posso colocar mais corais.
E não sei se você está percebendo todo o processo de inclusão dos peixes e dos corais é feito bem lentamente, mesmo usando os aceleradores de biologia para a ciclagem do aquário e esperava sempre uma semana ou duas para colocar novos animais. Tenha muita calma nessa hora.
Assista como foi todo o processo no vídeo abaixo.