O TPA no Aquário Marinho ou a Trocas Parcial de Água, é fundamental para a manutenção de qualquer aquário marinho. Feita corretamente, ela revigorará a água para todos os habitantes do tanque e contribuirá para a saúde geral do seu aquário, além de reduzir o acúmulo de algas indesejáveis. Estas mudanças de água ajudam a estabilizar a química geral do sistema aquático e diminuir o acúmulo indesejado de nutrientes.

Por que as mudanças na água são importantes

A troca parcial de água ou TPA é método para remover nutrientes e repor elementos já esgotados em seu aquário. Nos estágios iniciais, pode ser a única maneira dos elementos serem substituídos. Além disso, é uma forma barata de filtração sem os altos custos iniciais.

baixar nitrato aquário marinho

Com qual frequência é feito o TPA no Aquário Marinho

Após ter completado todo a ciclagem do seu aquário e ter passado por todo o ciclo de nitrogênio, uma boa base para começar com as mudanças de água é alterar 20% do volume total do seu aquário incluindo sump e display por mês e que seja dividido em duas trocas a cada 15 dias de 10%. Exemplo em um aquário de 600L faça TPA de 60L a cada duas semanas (15 dias).

Se seu aquário estiver um pouco sujo ou se seus corais não estiverem tão alegres como de costume, essas são algumas indicações de que uma troca de água é necessária. Se você está tendo problemas com algas ou se os resultados dos testes mostram um alto teor de nitrato ou fosfato, você precisa aumentar o volume e a frequência da sua TPA do Aquário Marinho.

Reduzindo o estresse

Ao fazer uma troca de água, devemos considerar os habitantes do nosso aquário marinho. Certifique-se sempre de que a temperatura da água que você está adicionando é igual à temperatura atual do seu aquário em torno de 26°C.

Teste a salinidade de sua nova água para que corresponda à água do aquário. Lembre de medir a salinidade com um Refratômetro e tente deixar o mais próximo de 1025 ou 1026 ppm. Níveis muitos elevados ou restritos serão prejudiciais para os seus animais.

Água de torneira serve?

Não, nunca!
Embora os aquários de água doce tolerem a água da torneira com um condicionador remover de cloro comercial, nossos aquários marinhos merecem algo melhor, não é? A água da torneira é geralmente considerada INSEGURA.

Não recomendo usar água da torneira, pois alguns dos intrusos desagradáveis ​​contidos nesta água incluem pesticidas, cloro, amônia, cobre, cloramina, nitrato, fosfato e silicato. (e, sem dúvida, muitos outros elementos)

A utilização de água de Osmose Reverse RO ou de um Deionizador sempre será a melhor água doce, lembre disso!

Água salgada

Existem duas maneiras de obter água salgada. Você pode comprar em uma loja de aquarismo da sua região ou você mesmo fazer a própria mistura em casa o que eu recomendo. Você terá que decidir qual método é melhor para você. Para aquaristas iniciantes, ou com aquários pequenos, comprar água é a maneira mais rápida e fácil.

Em lojas especializadas é vendido por litro, basta levar seu galão e comprar a água de Osmose Reverse RO ou já misturada com sal. É claro que, caso seu aquário seja muito grande e precise trocar mais de 50 litros de água por mês isso pode se tornar inviável, por conta do peso, subir escadas, fazer viagens com água dentro do seu carro e etc.

Certifique-se de verificar sua salinidade do seu aquário antes de sair de casa para saber se na loja que irá comprar tem a mesma característica. Isso evitará ter que corrigir a salinidade posteriormente na sua casa; especialmente se você não tiver sal extra de bate pronto.

Quer saber qual o melhor sal para o aquário marinho? Clique aqui

Misturando sua própria água salgada

Misturar água salgada em casa é bastante simples. Você produz água salgada misturando água de RO ou de um Deionizador e utilizado o sal específico para aquários. Eu tenho daqueles tambores grandes de plástico em casa para fazer minha própria mistura da água e isso facilita bastante.

Lembre-se de nunca utilizar baldes já utilizados com produtos de limpeza na sua TPA do Aquário Marinho, sua água deve ser totalmente livre de contaminantes.

Para misturar água salgada, primeiro encha o recipiente com água de RO, depois coloque uma bomba de circulação para efetuar a mistura e um termostato.

Verifique sempre as instruções dos fabricantes para misturar a quantidade correta de seu sal em sua água. Assim que a água for misturada, use um refratômetro para verificar a salinidade. Faça quaisquer ajustes a partir daí. 

Sal Aquario Marinho

Observação: Nunca coloque o sal primeiro e depois a água, faça sempre o inverso, pois caso você derrame a água sobre uma pilha de sal, a água ficará branca leitosa. Isso ocorre porque terá muito sal e pouca água no início criando uma hipersalinidade. A água muito salgada geralmente resulta em uma precipitação. Os níveis de alcalinidade e cálcio são muito altos, e isso causa flocos ou neve que não se dissolvem. Portanto, lembre-se, primeiro a água, depois o sal. 

Como fazer uma TPA

Assim que a água salgada estiver pronta e você tiver verificado a temperatura e a salinidade, você está pronto para começar a remover a água do seu aquário. Todo aquarista deve ter alguns baldes ou jarras extras à mão para momentos como este.

Agora também é um bom momento para limpar o vidro do aquário ou limpar qualquer alga presente. Você também pode sinfonar o substrato durante a troca de água. Se você estiver raspando as algas, certifique-se de sugá-las com o sifão de troca de água. Os meus Tangs ficam doidos nesta hora e comem todas as algas que ficam suspensas na coluna d’água 

Coloque um balde abaixo do nível da água e utilize um sifão com um tubo de borracha próprio para este fim que é vendido também em lojas específicas ou em Petshop. 

Assim que finalizado a remoção da água antiga você pode reabastecer o aquário com a água nova manualmente despejando lentamente. Ou ligar uma bomba com uma mangueira para repor mais rapidamente. 

Para evitar que seu substrato fique em suspenção, coloque a mangueira para cima ou inclinada em direção a uma rocha ou o próprio vidro lateral do aquário. 

A TPA no Aquário Marinho permite que você localize áreas que acumulam sujeira no seu aquário e que precisam de mais atenção e é uma maneira simples de manter a limpeza e a prosperidade de qualquer aquário marinho.

error: Este conteúdo está protegido :)