Não é incomum ouvir uma conversa sobre fosfatos entre 0,02 ppm e nitratos de 1 a 2 ppm ou menos, são objetivos de qualquer aquaristas que possuem corais mais exigentes. Para ajudar a controlar esses parâmetros, os aquaristas marinhos, ou mais especificamente os de recifes de corais, usam a própria natureza para ajudar a “exportar” esses nutrientes de seu sistema. Um dos melhores métodos é usar algas, principalmente as Macroalgas Aquário Marinho, como por exemplo as algas Chaetomorphas.

Essas algas são tipicamente inseridas no seu Sump em um espaço conhecido como refúgio. A água do seu aquário fornece de forma natural nitrato e fosfato às algas, as algas se alimentam desses elementos e, assim, reduzem a concentração desses elementos multiplicando o seu tamanho.
Estas algas devem ser mantidas em luz econômica ou led a 3.500k preferencialmente de 10 a 16 horas de luz diariamente e no período inverso da iluminação do seu aquário.
Filtro de Algas ATS (Algae Turf Scrubber)
Filtros específicos de Algas chamados de ATS (Algae Turf Scrubber) são bastantes utilizados para quem não possui um refúgio ou espaço para a macroalgas aquário marinho.

O funcionamento deste filtro é muito simples. Através de uma caixa há uma base onde a alga fica fixada para poder crescer, dentro da caixa terá uma iluminação e passará um fluxo constante de água. As algas irão consumir os elementos e crescer dentro deste filtro devido a sua fotossíntese.
Nos últimos anos, a popular macroalga usada em refúgios era a Caulerpa, porém, ela está caindo em desuso, por ter causado alguns problemas sérios na qualidade da água. O Chaetomorpha é provavelmente a preferida atualmente para uso em refúgios, porque faz muito do que a Caulerpa pode fazer, porém com menos efeitos colaterais.

Existem muitas outras espécies diferentes de macroalgas que você pode usar em seu refúgio, mas “Chaeto” ainda será uma ótima opção na minha opinião.
Desvantagens das Macroalgas
O único problema que percebi quando utilizei as macroalgas em meus aquários marinhos é que por ter iluminação no Sump a quantidade de sujeira e algas incrustadas que gera é absurda. Tudo fica sujo como bomba de recalque, termostatos, skimmer, mangueiras e etc. Você precisará fazer a manutenção mais frequente dos equipamentos.
É importante que os nitratos e fosfatos não zerem nunca em seu aquário, pois sem estes elementos toda vida em seu sistema estaria morta, os aquaristas mais experientes conseguem reduções mínimas destes elementos para manter os corais SPS mais exigentes.
Um outro ponto que não é comum, mas existem aquários com Nitratos acima de 20, 30 ou até 40 ppm se mantendo normalmente, eu gosto de manter a média mais utilizada dos Parâmetros Ideais e reduzir os riscos.
Imagem de Rinaldo Imperiale