Muitos utilizam um esterilizador ou Filtro UV para combater surtos de doenças dos animais, mas eles são melhores em destruir as algas do seu aquário. Existem muitos modelos que são realmente fáceis de instalar.
O filtro UV é um dispositivo de filtragem de água que usa uma lâmpada ultravioleta para matar organismos microscópicos que flutuam livremente na água. Parasitas, vírus, algas e bactérias (boas e ruins) são o tipo de coisa que é “morta” depois de passar pela unidade de esterilização ultravioleta.
Atenção: Muito cuidado com a manipulação dos filtros UV. As mesmas propriedades que a tornam germicida podem danificar também os olhos humanos, bem como causar câncer de pele ou envelhecimento precoce.
Estes dispositivos UV podem ser usadosem piscinas, em fábricas de líquidos (por exemplo cerveja) e nos nossos aquários. Alguns grandes centros de purificação de água sempre usam algum tipo de esterilização por UV. Às vezes, esses filtros também são usados em lagoas para ajudar a controlar o crescimento de algas e fazem um ótimo trabalho.
O uso desse método de tratamento da água é bastante controverso entre os aquaristas. Alguns consideram um desperdício de dinheiro, não tão eficaz, ou adequado apenas para peixes, mas não natural para os aquários de corais, enquanto outros acham que isso tem seus benefícios para qualquer tipo de sistema.
O consenso é que, se o aquarista tiver um aquário bem conservado e sem aglomeração, e seguir bons procedimentos de quarentena ao introduzir novos animais em seu sistema, um filtro de luz UV não será necessário.
Para decidir se um filtro de luz UV deve ou não ser adicionado no seu aquário, segue abaixo alguns outros pontos a serem considerados.
- É mais eficaz se o filtro trabalhar 24/7.
- É mais eficaz se a água estiver limpa.
- É mais eficaz se a lâmpada for nova ou substituída regularmente (pelo menos a cada 6-8 meses).
- É mais eficaz se a luz UV penetrar menos de 2,5 cm de água.
- A eficácia pode ser prejudicada se a água passar muito rápido pela lâmpada.
- É mais eficaz se o tempo de exposição da água à luz uv for superior a um segundo.
- A eficácia da luz UV pode ser prejudicada se houver um bloqueio de luz como uma lâmpada incrustada de sal.
- Pode ajudar a prevenir futuras recorrências de patógenos transmitidos pela água, uma vez que o problema inicial tenha sido completamente erradicado do aquário.
- Como pode destruir organismos microscópicos benéficos dos quais alguns habitantes do aquário podem depender como fonte de alimento, a luz UV não deve ser acionada durante o período de alimentação.
- Ele destrói apenas organismos que flutuam livremente na água quando passa pela luz UV, ou seja, NÃO se livra de uma infestação de ictio que já está nos peixes ou cura uma doença bacteriana que um peixe possa ter.
- Nunca deve ser utilizado em conjunto com outros tratamentos com medicação.
- UV também pode alterar a estrutura de alguns compostos químicos dissolvidos.
- Sempre desligue o filtro UV da tomada quando for manipulá-lo para evitar possíveis choques.
Nos últimos anos, os esterilizadores UV para uso em aquários e lagoas foram aprimorados para prolongar o tempo em que os organismos passam e ficam expostos à luz UV, tornando-os assim mais eficazes.
Eu particularmente já utilizei um filtro UV para testar durante 3 meses no meu aquário e realmente funciona bem para a remoção das algas, minha água ficou bem cristalina neste período, hoje não utilizo mais esse equipamento uma vez que tenho um bom controle das minhas algas.