Está chegando o verão e você ainda não sabe como resfriar seu aquário de forma simples e barata não é, então se liga nestas dicas que podem te ajudar com cooler aquário.

Hoje vamos falar de um dos sistemas de resfriamento mais utilizados em aquários, que seriam os coolers e como este equipamento pode te ajudar no verão que está por vir, gastando pouco e obtendo resultados incríveis.

Em se tratando de resfriamento os coolers, esses de computador mesmo, são os meus prediletos por terem um custo acessível e serem de fácil instalação. Em relação ao consumo de energia em relação aos Chiller nem se compara, pois ele não consome quase nada de energia e seu bolso vai agradecer.

Em São Paulo aqui no verão chega a temperaturas de 33 a 34 graus e os coolers dão conta tranquilamente dos meus aquários, já em regiões mais quentes como no nordeste ou regiões litorâneas é preciso fazer o teste para ter certeza que eles irão resfriar sua água.

Eu sugiro para iniciantes começarem com o cooler, depois caso não dê conta para resfriar seu sistema ai sim vai lá e compre um chiller.

Uma dica é em relação à voltagem dos coolers, pois a grande maioria são de computadores com 12v, ou seja, será necessário ter uma fonte para ligá-los na sua tomada senão eles podem queimar. Uma fonte de 2 a 4 amperes geralmente são suficientes.

Em relação a rotação do cooler aquário procure por modelos de tenha no mínimo 3.000 rpm de potência e se conseguir até mais do que isso será melhor ainda, pois os coolers de 1.000 a 1.200rpm são bem fracos e não servem para resfriamento de aquários.

Lembre também de deixar seus coolers posicionados próximos de sua linha d’água e que quando ligados cheguem a movimentar a água.

As desvantagens do uso deste equipamento são as seguintes

  • Primeiro dependendo do cooler que comprar pode fazer um pouco de barulho quando ele está ligado. Eu particularmente não me preocupo muito, pois é um barulho muito parecido com um ventilador comum da sua casa.

  • A segunda desvantagens é que por fazer uma maior movimentação da sua água, além de fazer a troca gasosa mais rápido ele também faz com que a sua água doce seja evaporada mais rapidamente, não é bem uma desvantagem pois a água de qualquer forma já vai evaporar, mas isso acontecerá mais rápido.

    Para isso é importante que tenha um sistema de reposição de água doce eficiente para que sua salinidade não aumente drasticamente e prejudique a saúde de seus animais.

  • E por fim a última desvantagem é que você precisa fixá-lo em algum lugar do seu aquário ou na luminária ou fazer alguma “gambiarra” para prender ele próximo do vidro.

Como opção também existe alguns coolers aquários próprios que são comercializados por algumas empresas eles já em com um suporte para fixação e que não são baratos como este que comprei recentemente da marca Boyu FS-605, ele possui 5 ventoinhas acopladas e são de fácil instalação.

Cooler Aquário Marinho Boyu

Fiz o teste aqui no meu aquário que tem uma luminária T5 que esquenta bastante a água e deu conta, mas não é tão forte quanto eu esperava… vamos de qualquer forma vou aguardar até o verão chegar pra ver se será suficiente para esse meu sistema.

Gostou deste post sobre cooler aquário? Então deixe seu comentário abaixo.

error: Este conteúdo está protegido :)