Chegou o frio e agora como manter seus corais dentro de uma faixa de temperatura adequada para mantê-los saudáveis ​​e em crescimento? Se a temperatura do seu aquário marinho for muito baixa ou muito alta, as algas zooxantelas, que a maioria dos corais precisam para sobreviver, morrerão. 

Quando as algas deixam o coral, elas expõem o carbonato de cálcio expondo a base branca do coral, o que chamamos de de branqueamento dos corais. Você deve se lembrar das notícias sobre a grande barreira de corais da Austrália.

Temperatura do Aquário Marinho Ideal

Muitos aquaristas mantêm seus tanques entre 24ºC a 26ºC outros recomendam que seja no máximo até 28ºC. Com tantas temperaturas recomendadas, qual é a melhor temperatura para o seu aquário de corais? 

Talvez a melhor maneira de tomar uma decisão seja verificar quais eram as temperaturas quando seus corais estavam em estado selvagem. Porem ter esta informação é extremamente complexa, pois algumas espécies de corais ficam mais profundas do que outras ou até mesmo em mares diferentes.

Para se ter uma ideia os corais coletados no Oceano Índico e no Mar do Caribe passam por temperaturas de 29ºC a 31ºC.

Problemas com Altas Temperaturas no Aquário Marinho

Existem alguns problemas potencialmente graves com temperaturas mais altas da água em aquários. Quanto mais alta a temperaturado aquário marinho (da água salgada e também dos de água doce), você terá menos oxigênio dissolvido, o que é prejudicial para todos os organismos em seu aquário. Em geral, os níveis de oxigênio dissolvido são cerca de 20% menos na água do mar do que na água doce.

Diferentes espécies de peixes requerem diferentes níveis de oxigênio dissolvido. Como exemplo, o peixe palhaço requer um nível de cerca de 7 mg / l. Em média a maioria dos animais em aquários de água salgada exige níveis mais elevados de oxigênio dissolvido do que a maioria dos outros peixes do oceano. 

Na natureza, a maioria dos peixes tropicais são encontrados nos recifes ou próximos aos recifes, ao contrário das águas mais profundas dos oceanos, onde o oxigênio dissolvido é maior devido às ondas quebrando no recife, aerando as águas superficiais.

As temperaturas mais altas da água também aumentam a taxa de decomposição da água salgada. As bactérias aumentam sua taxa de reprodução, o que aumenta o consumo de O2, o que diminui o nível de oxigênio na água.

Minha Recomendação

Lembre sempre que quanto menor a variação de sua temperatura mais saudável será seu aquário, ou seja, um nível aceitável seria o mínimo de 25ºC e o máximo 27ºC eu tento manter sempre em 26ºC.

Indepedente da temperatura do aquário marinho que escolher é importante que ela seja estável ou seja tente evitar que ela tenha variações bruscas diversas vezes ao dia ou até mesmo em horas.

Como fazer o Aquecimento

Para aquecer seu aquário você irá precisar de um termostato e não um aquecedor, pois o aquecedor não desliga nunca e o termostato assim que chegar na sua temperatura desejada ele desliga automaticamente.

Voltagem ideal para seu aquário

A regra é 1w por litro, mas em regiões mais frias eu colocaria de 1,5 a 2w por litro. Exemplo um aquário de 100L seria interessante um termostato de 100w a 150w, se o aquário for grande exemplo 400L você pode comprar 2 termostatos de 200w já que eles podem também ser utilizados em conjunto.
Confira no Mercado Livre algumas opções de Termostatos

Dica: Não ligue este equipamento fora da água ele pode simplesmente queimar.

Lembre também de desliga-lo quando for fazer sua TPA no Sump, pois à medida que a água for baixando se ele ficar metade pra fora também poderá queimar.

error: Este conteúdo está protegido :)