Os corais SPS têm pólipos muito menores do que os corais LPS. Os pólipos LPS são grandes e macios. Os corais SPS são geralmente ramificados. Na maioria das vezes, eles gostam de luz brilhante e fortes correntes de circulação. Frequentemente, são frágeis e propagam-se ao se partir em pedaços.

Os corais SPS costumavam ser considerados muito desafiadores. Algumas descobertas nas últimas duas décadas os trouxeram para o reino do aquarista médio. Hoje em dia não é incomum ver aquários com várias espécies de acropora, hydnophora e outras espécies de corais SPS crescendo e prosperando.

Eles também requerem temperaturas muito estáveis ​​e uma excelente qualidade da água (baixos níveis de nutrientes orgânicos) para prosperar. Os níveis de cálcio, estrôncio e oligoelementos devem ser mantidos. As fontes variam de acordo com a necessidade de alimentação ou não. 

No nosso hobby de aquários de recife existe uma divisão entre os corais duros em duas categorias, sendo eles os Large Polyp Stony (LPS) e Small Polyp Stony (SPS). Isso serve como uma diretriz para o cuidado onde o SPS precisa de mais atenção aos detalhes do que seus equivalentes LPS. A justificativa é que o coral LPS é mais tolerante à má qualidade da água do que o SPS. Além disso, o SPS tende a precisar de luz e fluxo muito intensos em comparação com o LPS.

Os corais SPS são os construtores de estruturas de recife de carbonato de cálcio encontradas na natureza. O esqueleto desses corais é lentamente secretado pela epiderme na base de cada pólipo de coral. A taxa em que isso ocorre depende da espécie. Algumas variedades de corais SPS podem crescer muito rapidamente, enquanto outras variedades demoram aparentemente uma eternidade para mostrar qualquer crescimento. 

Espécies de Corais SPS

  • Acropora
  • Hydnophora
  • Montipora
  • Pavona
  • Pocillopora
  • Stylophora
  • Cyphastrea
  • Seriatopora
  • Porites
  • Leptoseris
  • Psamocora

Coral Acropora

Acropora Coral
Imagem de andreaclz por Pixabay

Os Corais Acroporas é a jóia rara do mundo SPS. Nenhum outro gênero tem o número de espécies como da Acropora e quando os aquaristas de recife falam sobre os requisitos para manter um sistema SPS, eles estão falando especificamente sobre os requisitos de cuidado do Acropora. Dito isso, Acropora é um dos corais mais difíceis de se manter. Eles são altamente sensíveis às mudanças na química da água e exigem o máximo em termos de fluxo e luz. Muitos aquaristas experientes têm lutado para manter as Acroporas por um longo prazo, mas isso é parte da atração desse coral. Por fim a Acropora se beneficia muito de um aquário bem estabelecido, de preferência um que esteja instalado há pelo menos 1 ano.

Coral Hydnophora

Coral Hydnophora
Photo by: Wunschkoralle

Os corais chifre do gênero Hydnophora têm um ferrão muito poderoso e é altamente recomendável dar-lhe bastante espaço. Se uma colônia entrar em contato com outro SPS, é muito provável que o Hydnophora vá vencer e matar o que tocar. Os Hydnophoras têm bocas pequenas chamadas hidnóforos, mas têm a capacidade de capturar partículas de alimentos de tamanho médio. Este SPS se alimenta de forma mais agressiva do que a maioria e consumirá alegremente pequenos pedaços de camarão e outros alimentos congelados.

Montipora Coral

Montipora Coral

Montipora é um gênero de pequenos corais de pedra encontrados em recifes em todo o mundo. Montipora são alguns dos corais SPS mais diversos disponíveis. Eles vêm em uma grande variedade de formas de crescimento, como revestimento, incrustação e ramificação, bem como em quase todas as cores imagináveis. Montipora se beneficia de água limpa, condições estáveis, luz forte e forte fluxo.  

Se você está procurando manter os SPS Montipora seria uma ótima escolha porque não é um desafio absurdo para iniciantes e porque há uma variedade de opções de cores e formas que podem ser incorporadas a qualquer estética de recife.

Coral Pavona Cactus

Coral Pavona Cactus
Photo by: Aquariumdomain

Pavona ou Cactus Corals são agrupados com os corais SPS em geral, mas tendem a ser muito mais fáceis no sentido de que são muito menos sensíveis às flutuações na qualidade da água e são menos exigentes. O que quero dizer com isso é que as condições da água que fariam com que SPS mais sensíveis, como Acropora ou Montipora, descolorissem ou mesmo morressem, provavelmente não causariam qualquer alteração perceptível em um Pavona vizinho.

Esse coral é o mais recomendado para os iniciantes que estão procurando se aventurar no mundo do SPS ou para um veterano do mundo do SPS que está procurando adicionar um coral com padrões de crescimento únicos na parte inferior de seu recife.

Eles têm um ferrão poderoso e crescem rapidamente. A variedade laranja deste coral é particularmente atraente e cresce em formas incrustadas ou ramificadas.

Coral Pocillopora

Corais SPS Pocillopora

Pocillopora é um excelente coral para iniciantes que procuram manter os SPS pela primeira vez. Eles são menos sensíveis do que Acropora ou Montipora, mas mantêm aquela forma de coral rochoso ramificado. Quando estressados, seus pólipos têm a capacidade de escapar de seus esqueletos e criar novas colônias onde pousam.

Corais SPS Stylophora

Coral Stylophora

Stylophora é um coral rochoso de pólipo pequeno (SPS) que é conhecido como pata de gato. Eles são menos comumente vistos do que a maioria dos outros SPS à venda, no entanto, eles são uma ótima opção a qualquer sistema de recife de alta luminosidade e alto fluxo. Em muitos aspectos, eles se assemelham com as Montiporas e Pocilloporas, no entanto, após uma inspeção cuidadosa, a aparência dos pólipos distingue das Stylophora seus primos próximos no mundo SPS. Seus pólipos têm uma distribuição quase uniforme na superfície do coral, com mais espaço entre cada pólipo.

Coral Cyphastrea

Cyphastrea Corais SPS
Photo by: tidalgardens

A variante de cor mais comum de Cyphastrea é uma base azul com pólipos vermelhos chamada Meteor Shower Cyphastrea. Acontece, porém, que existem muitas variantes de cores raras desse belo coral que são tão espetaculares quanto. Cyphastrea é um coral de luz muito baixa e se sai mal quando exposto à luz alta. Procure manter estes animais em locais mais sombrios para mantê-los com qualidade.

Coral Seriatopora

Corais SPS Seriatopora

Seriatopora são corais de pequeno pólipo rochoso (SPS) de crescimento rápido conhecido por cores brilhantes e galhos finos e delicados que formam um denso aglomerado emaranhado. Eles são diferentes da maioria dos SPS porque parecem preferir ambientes com pouca iluminação e tendem a desbotar sob uma iluminação muito intensa. 

Esses corais são conhecidos como ninhos de pássaros ou Bird’s Nest Corals. O único problema deles é que são bem frágeis e se quebram muito facilmente. O coral em si é extremamente resistente e crescerá, mesmo a partir dos pedaços quebrados, no entanto, o transporte (mesmo em distâncias curtas) pode prejudicar a forma da colônia.

Coral Porites

Coral Porites
Photo by: tankfacts

Os corais Jewel do gênero Porites são alguns dos mais coloridos, embora menos populares. Porites são um gênero de corais de pedra com pequenos pólipos que são um tanto incomuns no nosso hobby. Na maioria das vezes, eles desenvolvem estruturas semelhantes a dedos a partir de uma base maciça de incrustação e são encontrados em uma variedade distinta de cores. 

Corais SPS Leptoseris

Coral Leptoseris
Photo by: tidalgardens

Os corais leptoseris são conhecidos como coral enrugado, mas quase ninguém no hobby se refere a esse coral pelo nome comum. A leptoserose tornou-se popular há alguns anos, quando as transformações de suas cores laranja brilhante entraram em cena e surpreendeu a todos com uma fluorescência intensa. São um dos corais mais deslumbrantes sob iluminação actínica porque, além da coloração brilhante, quase adquirem uma aparência metálica.

Os corais leptoseris já foram um dos corais mais caros do hobby. Agora que são mais facilmente propagados, eles estão disponíveis por um preço mais acessível, possui um crescimento rápido e é uma ótima espécie para manter em tanques dominados por SPS ou aquários mistos com LPS.

Coral Psamocora

Corais SPS Psamocora
Photo by: Brasil Reef

Psamocora é um coral rochoso relativamente incomum e pouco apreciado. Possui uma aparência quase aveludada, mas de perto podem-se ver seus pólipos individuais. Pasmocora tem crescimento rápido e é tolerante a uma ampla gama de condições do aquário.

São animais que se propagam melhor sobre uma luz entre 50 e 250 de PAR. Este coral vem em várias formas de cores diferentes.

Outros Corais SPS

Existem ainda muitos outros SPS que muitas vezes não ficam definidos nos gêneros citados anteriormente como por exemplo os Stylocoeniella, Astreopora, Anacropora, entre outros.

Corais SPS para Iniciantes

Certifique-se de que seus parâmetros de água estão corretos e, em seguida, combine sua iluminação e fluxo específico tanto para os corais LPS como para os SPS.

Cada vez mais, os tanques de coral SPS têm uma estrutura de rocha mais aberta para melhor fluxo de água e os aquários de coral LPS têm muitas áreas arenosas para espécies que vivem na areia. Os LPS também precisam ser espaçados no paisagismo para que não se machuquem com seus tentáculos.

Em seguida, escolha inicialmente algumas espécies mais fáceis com por exemplo a Montipora capricornis, Seriatopora Caliendrum, Pavona Cactus ou até mesmo a Psamocora Green

Pratique mantendo essas espécies primeiro de corais SPS para inicianres, e depois de alguns meses elas estiverem prosperando, adicione mais SPS de dificuldade média a difícil em seu aquário.

Fontes
Practical Fishkeeping (out/2009)
Tidalgardens

error: Este conteúdo está protegido :)