Os biopellets estão presentes no nosso hobby a poucos anos, mas ainda existe muito mistério quando se trata de descobrir o que eles realmente fazem e quais as melhores práticas utilizadas.

O que são Biopellets?

São pequenos polímeros orgânicos biodegradável que agem como esteroides para as bactérias benéficas em seu sistema. Estas colônias de bactérias serão responsáveis pelo controle natural do seu nitrato em seu aquário marinho.

Uma observação que os corais precisam de alguns pequenos níveis de nitratos e fosfatos para prosperar ou seja o uso exagerado de biopellets podem levar a ter problemas com a morte dos seus corais ou até mesmo com a proliferação de algas.

Os biopelltes fornecem um ambiente ideal para o crescimento de bactérias benéficas ao bombear água do seu sistema para um reator (filtro pressurizado) criando um ambiente controlado e cheio de alimentos para suas bactérias viverem e se reproduzirem.

Esses pequenos polímeros fornecem uma fonte de carbono para a construção da vida em seu tanque e como estamos alimentando as bactérias.

Biopellets

Outros Métodos de Carbono para alimentação das Bactérias

Existem diversas formas de alimentar as bactérias do seu aquário adicionando o uso de aditivos de carbono (como exemplo Red Sea NO3: PO4-X ), açúcar, dosagem de vodka, e até mesmo vinagre. A adição desses elementos ao sistema de maneira controlada pode transformar seu tanque em um ambiente ideal para as bactérias. Mas muito cuidado a desvantagem aqui é que você não terá tanto controle na quantidade de dosagem como é feito com o uso de um reator de biopellets.

Por que usar Bio Pellets?

Se existem tantas alternativas aos biopellets, por que você os usaria? Uma razão é que os biopellets são tão eficazes na redução de nitratos que eventualmente você pode até parar de usar o GFO Óxido de Ferro Granulado (removedor de fosfato e silicato).

Ao contrário do GFO, os biopellets precisam apenas ser “complementados”, em vez de completamente trocados por saturação, pois são consumidos pelas bactérias. Isso permite que tenha menos trabalho e economize um pouco de dinheiro enquanto desfruta de uma coluna d’água cristalina e saudável. 

Com o uso do reator de biopellets você também limita a maioria das bactérias a uma única área, permitindo um controle mais preciso sobre os efeitos que as bactérias terão no sistema.

Como utilizar os Biopellets Aquario Marinho

O que estamos buscando é uma redução gradual de nitratos. Para fazer isso, precisamos começar com 1/4 ou 1/2 da “dose total” recomendada pelo fabricante descrito na embalagem do seu biopelltes. 

Escolha uma bomba para usar no seu reator que não seja muito forte, nem muito fraca para que tenha os pellets se movimentando por inteiro no seu reator constantemente. 

Reator de Biopellets

Aguarde algumas semanas para as bactérias colonizarem os biopellets e certifique-se de usar um kit de teste de Nitrato de qualidade.

Depois de algumas semanas e sua queda de nível começar a aumentar, adicione outra pequena quantidade de pellets. É interessante que seu nível de nitrato fique abaixo de 0,5 e o fosfato de 0,03 a 0,05. Ao se aproximar desses números, diminua o nível de pellets que você está adicionando até que tenha uma estabilidade dos valores.

Onde deixar o Reator de Biopellets

Outro ponto importante aqui é a desnatação, à medida que a bactéria consome os pellets, um tipo de “filme” será produzido. Este filme tem uma história de causar um surto de cianobactérias e acredite já aconteceu comigo.

Para garantir que isso não aconteça com você, você precisará remover esses resíduos e eu recomendo que coloque a saída do reator perto da entrada do seu skimmer, isso vai garantir que toda a água que sai do reator passe também pela filtragem retorna ao sistema.

Biopellets reduzem Fosfato também?

Depende, apesar de frequentemente serem comercializados como redutores de nitrato e fosfato isso é apenas parcialmente verdadeiro. Existem diferentes organismos que se alimentam de nitrato versus os que se alimentam de fosfatos. Os biopellets tendem a reduzir os nitratos, estimulando os organismos que se alimentam deles. Os fosfatos reduzirão naturalmente em certa quantidade em relação à redução de nitratos. Isso é algo em torno de uma proporção de 16: 1, em que uma redução de 16 partes de nitrato verá uma redução de 1 parte de fosfato.

Lembrando que é importante que o aquarista remova fosfatos do seu sistema em um nível que corresponda ao da redução de nitrato. Isso pode ser realizado através de trocas de água, porem não será o método mais eficaz ou simples. 

Embora os biopellets possam substituir a necessidade de usar o GFO em um sistema, o GFO é um redutor de fosfato consideravelmente mais eficaz. No entanto, com o uso do reator em conjunto com seu skimmer para exportação dos nutrientes, muitos consideraram desnecessário continuar com o uso do GFO em um sistema, a não ser que esteja com o volume muito alto de fosfato.

Para saber a média de preço das mídias biopellets ou do reator fluidizado acesse o site Mercado Livre e encontre diversos fabricantes / fornecedores

error: Este conteúdo está protegido :)