Aprenda como cortar vidro para aquário com facilidade, onde comprar o material e como economizar nesta fase do seu projeto.

A minha primeira dica é que procure sempre por uma distribuidora para comprar seus vidros, pois lá sempre será mais em conta que o vidraceiro do seu baixo. Geralmente os vidraceiros compram das distribuidoras e revender para você com o custo deles embutido é claro.

A parte ruim é que nem todas as distribuidoras vedem para pessoas físicas, mas eu achei a empresa Divinal aqui em São Paulo que faz um excelente atendimento. Comprei de lá os vidros para fazer um sump e uma caixa de reposição de água. Eles vendem tanto pessoas físicas como jurídicas e o melhor você ainda pode retirar diretamente no depósito e nas medidas customizadas conforme seu projeto.

Eu optei em comprar 4 peças de vidros, onde duas são de 1,60 x 0,40 mts e as outras duas de 1,60 x 0,336 mts. Em azul escuro da imagem abaixo serão os vidros do sump e a parte azul clara será utilizada para a caixa de reposição.

Vidros para aquário

Antes de pedir o orçamento tente otimizar ao máximo onde seria todos os cortes dos vidros para conseguir um custo bem acessível. Vou utilizar vidros comum de 6mm e sem nenhum tipo de lapidação nas bordas.

Como Cortar Vidros para Aquários

A primeira coisa que você deve fazer antes de cortar os vidros para o aquário é limpar bem usando álcool 70% para remover toda a gordura e sujeira, lembre de usar luvas, pois como estes vidros não tem acabamento nas bordas eles podem te cortar muito facilmente. Após limpar com ajuda do seu mapa de corte faça as marcações e medidas. É super importante que seja o mais preciso possível, pois se ficar 4mm a mais de um lado do que do outro vai dar uma diferença enorme na hora da montagem final do seu aquário e não terá mais como ajustar a não ser que compre outro pedaço de vidro.

Todo o corte do vidro deve ser feito com um lubrificante, eu geralmente uso querosene que fará com que o cortador tenha maior durabilidade além de fazer um corte mais preciso. O cortador de vidro é bem baratinho não chega a 20 reais e dentro dele tem um compartimento para colocar esse lubrificante.

Com a ajuda de uma régua como guia, desconte a ponta do cortador para que o corte fique bem no ponto demarcado. Você deve começar o corte alguns milímetros antes da borda do vidro e depois riscar até o final, não precisa fazer muita força basta escutar o barulho do risco.

Logo após na ponta onde foi o final do risco deve ser inserido algo para fazer o destaque, eu uso um pedaço de palito de madeira ou uma das partes de um pregador de roupas de madeira, basta fazer um leve apoio sobre as duas metades do vidro e destacar.

É muito importante que faça os cortes em uma superfície extremamente lisa. Eu gosto de cortar sobre uma bancada de mármore apenas com um pano fino embaixo.

É válido lembrar que quanto menor e mais espesso for o vidro mais difícil será para destacar até chegar num ponto que fique muito pequeno o vidro e impossível de destacar.

Lixamento dos Vidros

Assim que realizado todo os cortes o próximo passo agora é lixar para remover toda a parte cortante das bordas e para isso agora além das luvas de proteção use uma máscara e um óculos para evitar acidentes.

Existem lixas especificas para vidros mas não são fáceis de achar, neste caso você pode usar lixa de metal mesmo número 100. Lixe apenas as quinas das bordas em 45ºc e dos dois lados do vidro. Assim que realizado o lixamento com a lixa número 100 use uma lixa de gramatura menor só para dar o acabamento como por exemplo a número 320.

É importante colocar embaixo dos vidros pedaços de borracha EVA para evitar que risque os mesmos. Feito todo o lixamento está pronto todos os vidros para iniciar a colagem.

Veja passo a passo neste vídeo Como Cortar Vidro Aquário

Tipos de Lapidação: Como Cortar Vidro

Um termo que você ouvira bastante sobre os vidros é a lapidação que nada mais é que a forma como é feito o acabamento final das bordas após o corte. E isso altera e muito o custo dos seus vidros.

Existem basicamente 2 tipos de lapidação mais utilizadas, sendo elas a lapidação manual onde apenas é lixado as quinas do vidro com uma lixadeira ou com um pedaço de madeira manualmente e a lapidação feita por máquinas já na própria vidraçaria. Neste caso você já precisa encomendar seus vidros nas medidas exatas do seu projeto. Ainda sobre a lapidação de fábrica existe uma série de opções de acabamento conforme imagem, porém para nossos aquários geralmente é utilizado a lapidação reta.

Tipos de lapidação de vidros

A principal diferença entre os dois tipos é que se você visualizar bem de perto na lapidação manual fica pequenas imperfeições no corte, já a lapidação feita por máquinas o acabamento fica muito melhor.

E cuidado para não misturar os termos lapidação e laminação pois são coisas distintas, para ficar mais fácil o entendimento quando você ouvir lapidação lembre do acabamento das bordas dos vidros e laminação é um tipo de vidro formado por duas peças unidas por um filme plástico entre as folhas.
Espero que tenham gostado deste contéudo de como cortar vidro e até o próximo artigo.

error: Este conteúdo está protegido :)