Para a montagem de um aquário passo-a-passo será preciso primeiro definir quais peixes e corais pretende manter com qualidade, depois escolher qual será o tamanho do seu display / sump e sua filtragem. Testar e equilibrar os parâmetros da água será essencial para o sucesso do seu aquário.

5 dicas essenciais

Depois de muitos anos de acertos e falhas acredito ter encontrado os ítens essenciais para manter um aquário marinho simples e estável, confira abaixo a lista completa.

  1. Planejamento
  2. Tamanho do Display e Sump
  3. Escolha da Filtragem
  4. Testes dos parâmetros
  5. Paciência

1. Planejamento da Montagem de um Aquário

Comece com o pé direito!
Ao fazer o planejamento desde o início do seu projeto você estará economizando um bom dinheiro no futuro. Muitas pessoas (eu também já fiz isso rsrs) economizam no início subestimando seu sistema. Quem nunca comprou um Nano Reef e enche de Tangs, com o pensamento que em breve vai mudar para um aquário maior e isso não acontece como o esperado.

Antes de começar pesquise bem qual fauna pretende manter e com qualidade na montagem de um aquario, exemplo não escolha peixes que comem corais ou até mesmo peixes incompatíveis gerando briga entre eles. Isso vale também para os corais, é muito mais complexo manter um aquário com corais mistos, exemplo Soft, LPS e SPS.

2. Tamanho do Display e Sump

Compre o maior possível, pois este hobby é viciante 🙂
Quanto maior o aquário maior será sua estabilidade química, porem é válido lembrar que seu custo também será maior.

Eu recomendo para iniciantes começarem com um Display de 100L e Sump de 50L, abaixo algumas recomendações de acordo com o tamanho do aquário.

  • Aquário Nano 50L = Sump Traseiro
  • Aquário 100L = Sump 50L
  • Aquário 200L = Sump 100L
  • Aquário 400L = Sump 150L
  • Aquário 600L = Sump 200L

Quanto maior o Sump melhor, desta forma será mais estável seu sistema promovendo a saúde de todos os animais.

Quer saber mais sobre Sump clique aqui

3. Escolha da Filtragem da Montagem de um Aquário

Tenha um bom Skimmer e dimensionado para seu sistema, ele será como o “coração” do seu aquário e responsável por remover compostos orgânicos.
Rochas vidas, substrato e uma boa colônia de bactérias ajudará bastante na estabilidade do seu Nitrato.

Tenho aqui um reator de Biopellets e venho gostando dos resultados, já o carvão ativado não uso a não ser que seja extremamente necessário, onde deixo por alguns dias depois retiro.

4. Testes

Infelizmente sem não é possível nem começar, como você irá descobrir se sua água está de acordo sem testa-la!
Aqui vai uma dica extra, não comprem testes baratos abaixo de R$60,00 não prestam. Já usei todos os possíveis e a diferença que dá nos resultados é absurdo.

Após a estabilização do aquário recomendo que faça testes semanais de Cálcio e KH e mensais de NO3 e PO4. Já para a água de reposição precisará de um Densímetro para Teste de Salinidade e um TDS, simples assim.

5. Paciência

Ou você tem ou esquece este hobby, não combina na mesma frase as palavras urgência e aquário.

Sim tudo demora… para crescer centímetros de uma muda do coral pode demorar meses e para você perder este coral por alguma instabilidade drástica na sua água pode ser em horas. Na minha opinião essa é essência do aquarismo e tudo vai depender de sua dedicação, algumas perdas serão inevitáveis, mas no final é muito compensador.

Espero que tenham gostados destas dicas de montagem de um aquário, caso tenha ficado com alguma dúvida é só escrever nos comentários e até mais.

error: Este conteúdo está protegido :)